LINHA DO TEMPO
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
1981
FUNDAÇÃO
Do sonho e empenho de alguns agricultores da região liderados pelas famílias pioneiras de Jayme Watt Longo e Cícero Junqueira Franco, nascia em São Pedro do Ivaí-PR, a DESTILARIA VALE DO IVAÍ S/A., inicialmente dedicada somente a produção de etanol hidratado.
1989
CRIAÇÃO DA IVAICANA AGROPECUÁRIA LTDA
Atenta ao cenário futuro apresentado para o Etanol e à sua necessidade de crescimento, a empresa, aproveitando o seu potencial de produção, aumenta as áreas plantadas de cana-de-açúcar, assim nesse ano nasce a IVAICANA AGROPECUÁRIA LTDA uma empresa controlada pela DESTILARIA VALE DO IVAÍ S/A cuja finalidade é a produção de cana-de-açúcar que, somada à dos demais produtores veio a regular o abastecimento de matéria-prima da indústria.
1991
INÍCIO DA PRODUÇÃO DE ETANOL ANIDRO
Com uma demanda crescente deste produto no Brasil e com a necessidade de diversificação na produção, a empresa passa a produzir o ETANOL ANIDRO a partir desse ano.
1993
INÍCIO DA PRODUÇÃO DE AÇÚCAR
Seguindo com o processo de diversificação de sua produção, a empresa dá um salto decisivo na sua história, quando nesse ano passa a produzir também o AÇÚCAR.
1995
ALTERAÇÃO DA RAZÃO SOCIAL – VALE DO IVAÍ S/A-AÇÚCAR E ÁLCOOL
Em 16/05/1995 foi alterada a razão social da empresa passando de DESTILARIA VALE DO IVAÍ S/A para VALE DO IVAÍ S/A-AÇÚCAR E ÁLCOOL.
2001
PARTICIPAÇÃO NA FUNDAÇÃO E INGRESSO NA PASA – PARANÁ OPERAÇÕES PORTUÁRIAS S/A
Participação na fundação e ingresso como acionista da PASA – PARANÁ OPERAÇÕES PORTUÁRIAS , em conjunto com outras 07 unidades sucroalcooleiras paranaenses. Localizada no Porto de Paranaguá, a PASA é um moderno terminal de embarque com capacidade para armazenamento de 174 mil toneladas de açúcar e, movimentação para embarque de navios de 3 milhões de tonelada/ano.
2002
CONSTRUÇÃO DA PLANTA DE PROCESSAMENTO DE LEVEDURA
Em parceria com a empresa a norte americana Alltech, FOI CONSTRUÍDA uma planta de processamento de levedura, que é uma fonte rica em proteína e, utilizada para alimentação animal. Essa parceria consiste na exclusividade do fornecimento à Alltech de levedura residual de fermentação alcoólica, energia elétrica e vapor.
2003
INGRESSO NA EMPRESA – CPA-TRADING S/A
Empresa formada por 07 unidades produtoras, resultado do espírito de companheirismo e ajuda mútua entre sí, que vislumbraram nessa parceria uma forma de otimização da sua comercialização de etanol e açúcar, bem como, a redução de custos de logística, aumentando assim, a sua competitividade. A CPA possui estrutura de logística em Sarandi e Paranaguá no estado do Paraná, com capacidade de 65 milhões de litros de etanol no porto de Paranaguá e um terminal de transbordo no município de Sarandi, com capacidade inicial de armazenagem de 200 milhões de litros de etanol e 500 mil toneladas de açúcar.
INGRESSO NA EMPRESA ÁLCOOL DO PARANÁ TERMINAL PORTUÁRIO S/A
Visando o mercado internacional, constituída por 11 unidades produtoras paranaenses. O Terminal Público de embarque de etanol, localizado em Paranaguá-PR., objetiva a otimização da logística de exportação, reduzindo custos das exportações, atualmente é composto de 07 tanques com capacidade total de armazenagem de 37,5 mil metros cúbicos de etanol.
2004
JOINT VENTURE – BIOTECNOLOGIA DO PARANÁ
A Vale do Ivaí S/A adotou uma estratégia de diversificação de produção buscando novos produtos de maior valor agregado. Neste sentido foi constituída a Biotecnologia do Paraná S/A para a produção de leveduras. A empresa utiliza-se como matéria-prima a produção de melaço, creme de levedura, água, energia elétrica e valor, fornecidas exclusivamente pela Vale do Ivaí S/A.
CONSTITUIÇÃO DA BIOVALE – COMÉRCIO DE LEVEDURAS LTDA
Empresa controlada pela Vale do Ivaí S/A e responsável pela comercialização e desalcolização do creme de levedura próprio e também adquirido de outras usinas e destilarias.
2008
AQUISIÇÃO DAS UNIDADES DE FRONTEIRA – MG E UNIDADE DE CAMBUÍ – MARIALVA-PR
Aquisição da Destilaria Fronteira situada no Município de mesmo nome no estado de Minas Gerais. Neste mesmo ano adquiriu também a Destilaria de Álcool da cooperativa Cocari, a unidade de Cambuí situada no Distrito de São Miguel do Cambuí, Município de Marialva-PR, com vistas a consolidar o polo industrial da região e dar continuidade ao seu projeto de expansão, mas foi atingida em cheio pela crise financeira desse ano.
2010
AQUISIÇÃO DO CONTROLE ACIONÁRIO PELA SHREE RENUKA SUGARS LTD
O grupo indiano Shree Renuka Sugars Ltd, adquire o controle acionário da Vale do Ivaí S/A-Açúcar e Álcool. Nesta negociação foram adquiridas somente as unidades localizadas no estado do Paraná, ou seja, as unidades de São Pedro do Ivaí e Cambuí, a unidade de Fonteira, localizada em Minas Gerais não fez parte da negociação, sendo que a mesma passou por um processo de Cisão e foi redistribuída entre os acionistas.
A Shree Renuka Sugars Ltd é o 5º maior produtor mundial de açúcar e uma das maiores refinarias do mundo, empresa lider de fabricação de açúcar na India, maior mercado do mundo. Opera 07 usinas de açúcar com capacidade total de 35.000 toneladas de cana por dia e duas refinarias de açúcar baseadas em portos, com capacidade de 1,7 milhões de toneladas por ano. Presença significativa no Sul do Brasil, área de produção com melhor custo benefício e de maior escala do mundo. Total da capacidade de moagem de cana de 14 milhões de toneladas.
Após a aquisição das unidades pelo Grupo Indiano Shree Renuka Sugars a empresa passou a viver novos momentos na vida da sua empresa com uma retomada dos investimentos, iniciando assim uma fase de grandes oportunidades de crescimento.
Na unidade de São Pedro do Ivaí foram feitos investimentos em:
– Plantio de 16.000 hectares de cana-de-açúcar;
– Aumento de 40% na produção de açúcar, capacidade de 1.000 toneladas/dia;
– Instalação do sistema de recebimento da cana colhida mecanicamente (34% da colheita);
– Implantação da peneira molecular uma nova tecnologia para produção de etanol anidro;
Na unidade de Cambuí:
– Aumento da capacidade de produção da caldeira;
– Aumento da capacidade da evaporação;
– Aumento da capacidade de geração de energia elétrica;- Instalação da fábrica de açúcar (400 toneladas/dia).
INGRESSO NA CPL –PAR – CENTRAL PARANAENSE DE LOGÍSTICA.
Criada com o objetivo de administrar as obras e operações de um alcoolduto ligando a região de Maringá ao Porto de Paranaguá-PR. A previsão dos sócios de 21 usinas, juntamente com a CPA-Trading S/A é que o alcoolduto fique pronto até o ano de 2.014, serão cerca de 500 quilômetros de tubulação, com capacidade para transportar 4 bilhões de litros de etanol por ano. O ponto de partida será o terminal da CPA Trading em Sarandi-PR.
ALTERAÇÃO DA RAZÃO SOCIAL DA EMPRESA
Em 29 de dezembro foi alterada a razão social da empresa, passando a ser denominada de RENUKA VALE DO IVAÍ S/A.